sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sporting ambicioso, mas consciente pela mão de Gilberto Borges

Desde 2005  que é o rosto do hóquei patins do Sporting Clube de Portugal, e apesar de muitos sacrifícios pessoais, é com muita vontade e determinação, que o Engenheiro Gilberto Borges conduz este projeto com base na formação, que já permitiu a conquista de vários títulos ao hóquei leonino. Vive o Sporting de uma maneira ímpar e apaixonada, sendo distinguido em 2007 com o Prémio Stromp na categoria Dedicação.

Eng.Gilberto Dias Borges em entrevista à 4Wheels:


http://www.fpp.pt/ficheiros/img/hoquei-patins/textos/gilberto-borges.jpg
Eng. Gilberto Borges relançou o Hóquei Leonino
4Wheels: Como surgiu a sua ligação ao Hóquei do Sporting Clube de Portugal e ao projeto de podermos voltar a ter o Sporting de volta aos grandes palcos da modalidade ?
 Gilberto Borges: Sempre fui apaixonado pelo Sporting CP e pela Modalidade HP. Fui Salesiano, no Estoril onde conheci uma das melhores gerações de atletas que encheram as pistas nacionais, com magia e raça: Chana, Sobrinho, Manuel Pereira, Fernando Pereira, Picas, Piruças, Jorge Costa. Com a ida de muitos destes meus amigos para o SCP, lógicamente que as minhas atenções estiveram concentradas no clube do meu coração e a década de 70 foi bordada a ouro e a verde e branco, como sabe. 
Acompanhei sempre de perto o hóquei patins até á sua extinção. Depois em 1999 quando voltou o hóquei ao Sporting ainda acreditei que a coisa fosse para a frente mas depois de alguns anos de insistência sem ter uma formação a suportar esses projectos, a coisa acabou por degenerar em fracasso afectando a imagem do clube e os pergaminhos conseguidos desde 1939 a 1995. 
Em 2005 quando se dá a extinção dos seniores, eu e mais alguns sportinguistas e pais de formandos decidimos apresentar um projecto ao Sporting Clube de Portugal de forma a que não se desfizesse uma base de trabalho que começava a dar sinais de progressão. Aceitaram que continuassemos como Projecto de Formação com fases definidas até 2009/10, altura em que eram previsível termos os primeiros seniores oriundos da formação. Nesse mesmo ano (2005) vencemos o Campeonato Nacional de Infantis, no Entroncamento. Ainda hoje temos atletas dessa geração. 
Até 2009/10 dominamos a formação a nível distrital e nacional com vitórias em campeonatos distritais e nacionais. Municiámos as nossas selecções distritais e nacionais com atletas da nossa “cantera” e que hoje são nomes do panorama nacional. Temos Campeões da Europa, sub 17 e sub 20 e ainda rapazes que fizeram cá a sua formação e que chegaram a Campeões do Mundo sub 20. Alguns nomes: Gonçalo Alves, André Pimenta, Pedro Delgado, Zé Diogo Macedo, Miguel Rocha, Diogo Neves, João Paulo Candeias passaram pelas “Oficinas do Tojal”. Deram o seu real e válido contributo ao Sporting e ao país, mas o SCP também lhes deu a grande contribuição no seu desenvolvimento, crescimento cívico e desportivo.
Em 2010/11 regressámos à 3ª Divisão Nacional e vencemos o título Nacional, invictos. Na época seguinte vencemos a 2ª Divisão e em 2012/13 o SCP regressou ao seu palco com dois anos de antecedência relativamente ao previsto. Com recurso a atletas mais maduros e que ajudaram os nossos rapazes da formação a crescer e alguns deles fazem ainda hoje parte do plantel principal: Zé Macedo, André Pimenta, Marinho e Pedro Delgado ( emprestado ao Tigres e que regressa na próxima época ao SCP).

Gilberto Borges é o rosto do Hóquei do Sporting desde 2005
Desde de 2005 a esta parte o Sporting tem vindo a cimentar um papel importante na formação de jovens valores para o Hóquei em Patins, alguns deles presentes na atual equipa principal leonina, este foi e será sempre a sua principal aposta ?
Sim a formação será o pilar de crescimento e consolidação do hóquei patins do Sporting CP. Neste momento contamos com quatro atletas formados no Sporting e que atrás mencionámos e olhando para baixo temos sub 15, 17 e 20 com qualidade para um dia poderem fazer parte do leque senior do clube. Como sabe, presentemente temos os quatro escalões de competição a disputar os Nacionais e que estão a dar boa conta do recado, exceptuando os juniores que por serem na sua quase maioria de 1º ano estão este ano a fazer o melhor que sabem e podem mas estaremos mais fortes na próxima época.

http://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bc1042e97/13007700_C7TZL.jpeg
Festejos do título Campeão II Divisão
4W: Conseguiu ao fim de 2 épocas trazer de volta o Sporting Clube de Portugal à 1ª Divisão Nacional, esperava ser tão "prematuro" este regresso ?
GB: Efectivamente subimos com dois anos de antecedência e como sempre disse, se esse era o sonho de todos aqueles que participaram desde a 3ª divisão, não era eu que lhes iria cercear o caminho. Também pagamos hoje esta factura de sermos ainda um conjunto que procura a estabilização e a consolidação com a integração de jovens da formação. Mas continuamos com perseverança!

4W:Está nos horizontes do clube a curto prazo poder voltar a presentear a massa adepta leonina com o título de campeão nacional?
GB:Os pergaminhos do Sporting são de enorme responsabilidade na Modalidade. Somos o 1º Campeão Nacional em 1939/40 e o 1º clube Português Campeão Europeu em 1977. O Clube tem mais 3 Taças das Taças e uma Taça Cers. O Espólio que os nossos antecedentes nos deixaram é muito valioso e gostaríamos um dia chegar a esse patamar. Na formação já o conseguimos. No escalão Senior vamos lutar por isso. Hipoteticamente, num futuro breve, com um apoio mais sólido, que poderá passar pela integração do hóquei em patins como modalidade oficial do Clube, em conjunto com os actuais parceiros e patrocinadores, que nos últimos 10 anos tornaram possível a existência da Secção, poderemos ambicionar um posicionamento diferente, num nível mais competitivo e ganhador.
TCEhóqueipatins1977
A 18 de Junho de 1977 os  Leões conquistaram a Taça dos Campeões Europeus

4W:O pavilhão multidesportivo foi a concretização de um sonho reclamado e ansiado pelos amantes das modalidades sportinguistas. Acha que agora o Sporting vai ter todas as condições para voltar a consolidar as modalidades do clube ?
GB:As Modalidades do Clube embora com orçamentos mais reduzidos que em 2012/13 estão a mostrar serviço o que prova que com menos se pode fazer mais e melhor. Haja também paixão, raça e atitude em todos os que participamos nos desafios que são o de elevar bem alto o nome e o símbolo do Sporting. 
A QUESTÃO DO Pavilhão obviamente que seria um pólo fundamental para agregar a família sportinguista e não vermos as modalidades dispersas aos fins de semana por vários pavilhões com a massa associativa dividida por distâncias que os tempos de jogos não permitem sequer reuni-las. Mesmo com pavilhão próprio, o clube terá sempre que recorrer a outros pavilhões onde faz a sua formação. 
Pavilhão próprio seria a Casa das Modalidades para mostrar aos fins de semana aos sócios aquilo que fazemos durante a semana. Já foi assim no passado e ainda acredito que possamos vir a ter um modelo semelhante num futuro próximo.
http://hoqueipatins.com/anos_anteriores/2010-11/images/sporting_campeao_juvenis_miguel_bastos.jpg
Campeões Nacionais Juvenis 2011
Quais os momentos mais marcantes nesta caminhada do clube depois do seu "renascimento"?
Os Títulos Nacionais de infantis em 2005, de Iniciados em 2008 e 2013 e de juvenis em 2010 e 2011 bem como os títulos nacionais da 3ª divisão em 2011 e da 2ª divisão em 2012. Também os Títulos Europeus de sub 17 e sub 20 ganhos pelos nossos atletas da formação com destaque para o Gonçalo Alves, André Pimenta, Pedro Delgado, Miguel Rocha e Zé Macedo. E sobretudo chegar a este estádio do Projecto e ter mais de 100 atletas federados e 45 na aprendizagem que cobrem os escalões todos de Bambis a Seniores. Falta-nos apenas realizar o sonho de veteranos ( não é dificil, apenas nos falta o espaço) e uma equipa feminina a competir. Nos mais pequenotes já temos 6 leoazinhas a competir com rapazes.


Como analisa o estado do hóquei nacional neste momento ?
A subir de competitividade e de visualização. O impacto da televisão dá outra cor à Modalidade e chama público aos pavilhões. De qualquer forma creio que se deveria apostar mais nos valores nacionais porque Portugal domina os europeus de camadas jovens e poucos são aproveitados nos clubes cimeiros com excepção do Valongo e do Sporting CP que têm no seu 10 jogadores jovens campeões da Europa, recentes. Esta sua pergunta merece que um dia destes eu desenvolva melhor tanto mais que a resposta é muito mais complexa e abrangente que a que vos acabo de dar. Prometo voltar, ok?
Hóquei do Sporting distinguido com Prémio Stromp

Para finalizar resta-me agradecer a sua disponibilidade e deixar um espaço em aberto para uma mensagem a todos os nossos leitores e em especial aos adeptos leoninos.
GB:Obrigado pela oportunidade. À Direcção do meu Clube um bem haja pelo esforço que nos dedicam, num momento de dificuldades para o Sporting CP. Aos adeptos leoninos que muito nos têm acarinhado porque conhecem as dificuldades por que passamos uma palavra de gratidão pelo incessante apoio e acreditem que vamos voltar. A vocês que publicitam e acompanham a Modalidade, coragem para continuarem ainda com mais força a divulgar a Modalidade colectiva que mais títulos tem dado a Portugal a nível Europeu e Internacional.



Sem comentários:

Enviar um comentário