Portugal não ganha há cinco edições
Pela primeira vez na história do nosso hóquei em patins, a Seleção cumpre o quinto Mundial seguido sem conseguir conquistar um título. A mais longa seca havia sido de quatro edições sem festejar, que agora passa, então, a cinco. Mas há mais a apontar...
Se ampliarmos a contagem para Europeus, Portugal não venceu nenhuma das últimas dez grandes provas disputadas, deixando sempre fugir essa conquista para os suspeitos do costume. O espanhóis, que no novo século apenas não arrebataram o título mundial de 2003 – venceram 13 provas desde 2000 –, conseguem ainda um feito que, há alguns anos, muitos pensavam longínquo: ultrapassar Portugal no ranking de Mundiais. São agora 16 conquistas para os espanhóis e menos uma para Portugal.
Em França (La Roche-sur-Yon), no Mundial de 2015, a Seleção Nacional terá oportunidade de travar essa saga vitoriosa da Espanha, agora com uma geração de jovens já bem mais experiente.
Para as contas deste Campeonato do Mundo ficam 5 vitórias e apenas 1 derrota, a golo de ouro, num percurso com 47 tentos marcados e 8 sofridos. Neste particular, os portugueses voltam a deixar os espanhóis longe, como em San Juan, há dois anos, pois a campeã termina a prova com 41 marcados e 10 encaixados. Contudo, de pouco valeu...
Aprendizagem
Grande destaque do Mundial, com 12 golos, o portista Jorge Silva admite que a sua performance acaba por ficar em segundo plano após o falhanço coletivo.“Em termos individuais poderia sair satisfeito, mas quando o coletivo é mais importante, as ‘meias’ mataram um pouco... O individual passa para trás das costas”, refere, acrescentando: “Saímos daqui com uma equipa com trabalho feito. Tivemos um grande guarda-redes, que estava a fazer a sua estreia. Vamos acreditar que ganhámos um guardião para muitos anos. Temos equipa jovem e já estamos a pensar no Europeu, para interromper esta onda que Portugal está a passar”, frisou o goleador.
Fonte: Record
Sem comentários:
Enviar um comentário