![]() |
Orlando Graça, selecionador angolano |
O selecionador nacional Angolano de hóquei em patins, Orlando Graça, manifestou a intenção de Angola evitar Portugal na primeira jornada do mundial que o país vai albergar em Setembro, desejando que no sorteio a seleção, calhe com a África do Sul.
Para o técnico, é preferível que Angola defronte Portugal somente na última jornada do grupo C, depois da África do Sul e Chile.
Falando à Rádio 5, em Luanda, Orlando Graça justificou a necessidade de “esquivar” a selecção portuguesa no arranque da prova pelo facto de esta ser constituída por atletas de equipas de topo, que competem regularmente no campeonato europeu, além de ser a segunda no ranking mundial com 15 títulos, os mesmos que a líder Espanha.
A vantagem dos portugueses sobre aos angolanos acentua-se também na capacidade técnica individual, com realce para o poder de remate à longa distância, uma carência com que se debate o conjunto nacional, de acordo com o treinador.
Disse antever um enorme grau de dificuldade com a África do Sul e Chile, apesar de inferior relativamente a Portugal, e garantiu ter estado a trabalhar para que o grupo se torne ambicioso e capaz de diminuir as diferenças.
“O Chile já obteve o quarto lugar em três ocasiões a nível do campeonato do mundo, e no confronto direto tem estado a vencer Angola”, lembrou, reiterando o objectivo de melhorar a sexta posição obtida no mundial de 2009, em Vigo, na Espanha.
Desde 2011 na seleção, em substituição do espanhol Miquel Riera, o antigo atleta prometeu que a seleção entrará em campo sempre com postura ganhadora, acrescentando que maior parte dos concorrentes, com excepção da Espanha, Portugal, Itália e Argentina, são de menor grau de dificuldades.
Referiu que após a terceira posição no torneio de Montreux é maior a vontade de melhorar o sexto posto alcançado no mundial de Vigo, embora reconheça que Angola ainda não é muito forte no contexto mundial.
Após ter passado pelo 1º de Maio de Benguela, Orlando Graça jogou no Petro de Luanda e Enama de Viana, tendo representado de 1984 a 1994 a seleção nacional. Nos últimos anos foi capitão da seleção.
Fonte: Angop
Sem comentários:
Enviar um comentário