segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Valongo imparável lidera isolado

SC Tomar-2 * AD Valongo- 5
1426500 583713291695060 222160089 nO SC Tomar recebia o Valongo depois de na jornada anterior ter saído goleada do Dragão Caixa frente ao campeão nacional.
Restava saber como reagiria a equipa de Nuno Lopes a este ciclo infernal, a receber no seu reduto o actual líder nacional do campeonato.

Com o Valongo a tomar as rédeas do jogo logo cedo o SC Tomar ainda assim não se deixou intimidar com tão ilustre visitante, mas uma distracção na defesa leonina permitiu a Nuno Rodrigues inaugurar o marcador logo aos 4 minutos de jogo.

Se a vida estava difícil para o lado dos leões, pior ficou com este tento sofrido tão cedo. Mas a conjunto tomarense reagiu bem ao infortúnio e Gonçalo Santos tem a oportunidade de empatar a partida aos 12 minutos na sequência de um LD, mas não consegue desfeitear Girão. Quem não perdoou foi "Rafa" que apareceu solto dentro da área leonina para aumentar para 2-0, ainda nesse minuto, na resposta ao falhanço dos leões. Até ao intervalo jogo repartido, embora com o Valongo com mais posse de bola, é novamente o Sporting a poder diminuir o marcador, mas mais uma vez André Girão nega o golo a Zé Braga na transformação de uma GP, faltavam 3 minutos para o intervalo. A resposta do Valongo não se fez esperar e no minuto seguinte aumenta para 3-0 na sequência de uma GP que Miguel Viterbo não perdoou.

A sensação que ficava ao intervalo era a de um resultado demasiado penalizador para os leões mas que castigava a sua inoperância na marcação de bolas paradas, perante um conjunto pragmático, muito objectivo nos seus processos de jogo, e que justificava em pleno o resultado que se registava.

A segunda metade do encontro trouxe uma equipa do Sporting mais desinibida e a pressionar logo o homem da bola saindo rápido para a baliza adversária. Mais expedita e com mais “ganas” foi novamente o Sporting a dispor de um LD aos 9 minutos de jogo, mas mais uma vez André Girão opôs-se de forma soberba, negando o golo a Luís Silva.

Mas a dinâmica leonina, somado a algum abrandamento do conjunto do Norte, acabaria por dar frutos à equipa de Nuno Lopes, com “Zé” Braga a bisar no espaço de três minutos (aos 11 e 14 minutos), dando outra vivacidade à partida e deixando alguma incerteza no resultado.
Foram minutos onde o hóquei não foi de grande beleza, mas sobrou a emotividade e as oportunidades para os dois lados.

Acabou por ser mais feliz, com mérito, diga-se, o Valongo. Hugo Azevedo a 5 minutos do final da partida faz o 4-2 aproveitando uma falha na defesa leonina, desfeiteando Fábio Guerra, que foi impotente para travar a trajectória da bola. O 5-2 é já ao cair do pano, com Telmo Pinto a transformar o LD que castigava a 10.ª falta dos leões, faltavam então 20 segundos para o apito final da partida.

Resultado justo, mas que peca, a nosso ver, por excesso. O SC Tomar a ter concretizado as bolas paradas que dispôs, talvez conseguisse uma gracinha. O Valongo sai de Tomar a ostentar a liderança da prova, depois de saber que o FC Porto tinha baqueado em Cambra. Paulo Pereira a dispor de um leque de jovens de inegável valor que estão a dar cartas aos Clubes históricos da modalidade, deixou patente em Tomar que sabe o que quer e para onde quer ir.

SC Tomar: Fábio Guerra (gr), Nuno Domingues, Gonçalo Santos, Ivo Silva, “Zé” Braga; Gonçalo Favinha, João Lomba, Luís Silva, Hernani Diniz e Joel Batista (gr)

AD Valongo: André Girão (gr) Miguel Viterbo (1), Nuno Rodrigues (1), Telmo Pinto (1), Hugo Azevedo (1), João Souto, José “Rafa” Costa (1), Xavier Cardoso, Nuno Araújo e Diogo Sampaio (gr)

Foto: Sérgio Marques
 Fonte: Plurisports

Sem comentários:

Enviar um comentário