quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Xavi Cardoso cumpriu sonho de menino

foto  

Depois de duas medalhas de prata em campeonatos europeus de sub17, Xavier Cardoso, mais conhecido como Xavi, atingiu o auge da sua jovem carreira ao sagrar-se campeão do mundo de sub20 pela seleção nacional de hóquei em patins, que bateu, na final da competição, realizada na Colômbia, a Espanha por 4-1. Com apenas 18 anos de idade, o jovem hoquista, formado nas escolas de patinagem da Associação Desportiva Sanjoanense, soma assim mais um título ao seu palmarés. 

Com o feito alcançado bem presente na memória, Xavier Cardoso admite que o título mundial ainda não foi “bem assimilado”. “Ainda não entrei bem na realidade do que acabamos de conquistar”, referiu o jovem, que não encontra palavras para descrever o título que ajudou Portugal a conquistar. “Este título é o auge e o atingir o topo de uma pirâmide que quis construir ao longo da minha vida. Desde que calcei os primeiros patins aos dois anos de idade, por influência do meu irmão, sempre disse que havia de chegar aqui, que iria ser campeão do mundo, independentemente do escalão”, sublinhou Xavier Cardoso, que agora considera-se uma pessoa realizada. 

Contudo, o jovem salienta que não vai ficar por aqui. “Quero muito mais. Quero ser campeão pela Associação Desportiva de Valongo, representar a seleção nacional na Taça Latina e nos campeonatos do mundo”, esclarece o hoquista, que nunca escondeu o desejo de chegar a este patamar. “Isto é a prova que tenho valor para estar na seleção nacional”, refere Xavier Cardoso, que não coloca de parte um dia voltar a representar a Sanjoanense, clube onde fez grande parte da sua formação.

“Não é para já, mas um dia gostaria de ajudar a colocar a Sanjoanense onde merece, na primeira divisão nacional, e poder ser campeão pelo clube alvinegro e conquistar a Taça de Portugal”, confessa o jovem, que atualmente tem outros objetivos em mente. “Quero ser campeão nacional pela Associação Desportiva de Valongo, um clube que está no fundo do coração e que foi fundamental para a conquista desta medalha. Ter dado o salto para uma equipa mais baixa nem sempre quer dizer que estamos a dar um passo atrás”, sublinhou o atleta, que em 2012 deixou o FC Porto para vestir a camisola do Valongo.


Percurso recheado de sucessos 


Xavier Cardoso aos 2 anos de idade
Xavier Cardoso aos 2 anos de idade
Com apenas 2 anos de idade Xavier Cardoso dava os primeiros passos no hóquei em patins, na Associação Desportiva Sanjoanense, clube onde realizou grande parte da sua formação. Depois de 11 anos com a camisola alvinegra, o jovem embarcou num novo desafio ao transferir-se para o Futebol Clube do Porto, onde se manteve durante quatro épocas. Em 2012 Xavier Cardoso integra a Associação Desportiva de Valongo, equipa onde se encontra atualmente, fazendo parte dos escalões de juniores e seniores. 

Se hoje Xavier Cardoso é um nome confirmado no hóquei em patins os primeiros anos já deixavam antever o que viria a ser um percurso de sucesso. 

Seis anos após ter começado na modalidade o jovem arrecadava o primeiro título com a sua equipa a vencer, em 2003, o Torneio Domingos Sousa. Nesse mesmo ano Xavier Cardoso sagra-se campeão distrital de infantis B e infantis C. A sua primeira chamada à seleção distrital surge em 2008. A partir daí o jovem hoquista foi enriquecendo o seu palmarés, sendo de salientar duas medalhas de prata em campeonatos europeus de sub17 (Inglaterra 2010 e Suíça 2011), um título nacional pelo FC Porto, a conquista do Inter-Regiões pela Associação de Patinagem do Porto, e agora o mundial de sub20.

Palmarés

1997 – inicia-se no hóquei em patins na ADS
2003 – Vence Torneio Domingos Sousa pela ADS
2003 – Campeão distrital em infantis B e infantis C pela ADS
2008 – Primeira chamada à seleção de Aveiro (ADS)
2008 – Transfere-se para o FC Porto
2008 – Vice-campeão nacional pelo FC Porto
2008 – Chamado à seleção da Associação de Patinagem do Porto
2009 – Campeão nacional pelo FC Porto
2009 – Eleito melhor marcador nacional (33 golos)
2010 – Campeão Inter-regiões pela Associação de Patinagem do Porto
2010 – Primeira chamada à seleção nacional sub17
2010 – Segundo lugar no Europeu de sub17 (Inglaterra 2010)
2011 – Segundo lugar no Europeu de sub17 (Suiça 2011)
2012 – Transfere-se para AD Valongo
2012 – Vice-campeão nacional pela AD Valongo
2013 – Campeão mundial de sub20

Fonte: Jornal LABOR

Sem comentários:

Enviar um comentário