Durante dois dias, Sexta-Feira e Sábado, decorreu, no Pavilhão dos Desportos, o Torneio Cidade de São João da Madeira que contou com a presença da anfitriã Sanjoanense, o vizinho Ac.Feira, o Sp.Tomar e o Sporting CP.
No total de seis jogos, a prova chegou ao fim coroando a Sanjoanense vencedora com três vitórias em outros tantos jogos.
Na primeira jornada, o Torneio abriu com um confronto entre Ac.Feira e Sporting, em que os leões golearam inapelavelmente por 12-2. Com uma excelente moldura humana no pavilhão, o segundo jogo opôs a Sanjoanense e o Sp.Tomar. A equipa da casa entrou algo receosa, mas com o passar dos minutos foi melhorando, partindo para uma excelente exibição, inaugurando o marcador aos dezoito minutos, por Alfredo Nogueira. Na segunda parte, os alvi-negros deram um "banho de hóquei", fazendo uns excelentes vinte minutos, destacando-se Alfredo Nogueira com mais dois golos, consumando o hattrick. Daniel Bastos, Hugo Santos e Tiago Ferraz, também contribuíram para o elevar do resultado para 6-0. Nos últimos três minutos, o Sp.Tomar marcou dois golos de bola parada e fixou o resultado final em 6-2.
No Sábado, de manhã, encontraram-se Sporting e Sp.Tomar, que brindaram os adeptos com uma excelente partida de hóquei, com emoção até ao fim, onde a um minuto do término o Sp.Tomar vencia por 7-5 mas, o Sporting, em duas bolas paradas, chegou ao empate por sete igual.
De seguida, encontraram-se duas formações da 2ª Divisão Nacional, Sanjoanense e Ac.Feira. Numa primeira parte onde o Ac.Feira procurou defender bem e próximo da sua baliza, saindo rapidamente para o ataque e contra-ataque, criando dificuldades à turma de Vítor Pereira. Depois de muito tentar, a Sanjoanense chegou efectivamente ao golo, quando faltavam, apenas, seis segundos para o intervalo, sendo Hugo Santos o autor do golo inaugural. Destaque, ainda, para duas grandes penalidades defendidas por David Nogueira. Na etapa complementar, a Sanjoanense voltou a marcar por mais duas vezes, por intermédio de Chico Barreira, de grande penalidade, e Drejo, que se estreou a marcar com a camisola da Sanjoanense. O Ac.Feira conseguiu reagir e, em um minuto, marcou dois golos, colocando incerteza no resultado até ao fim, mas sendo a vitória segurada pela Sanjoanense.
À partida para a 3ª e última jornada, a classificação indicava que o Sporting precisava de vencer para levar de vencido o Torneio e, à Sanjoanense, o empate bastava-lhe. No outro encontro, o Sp.Tomar venceu o Ac.Feira por 3-1.
Num jogo intenso e bem
disputado, Sanjoanense e Sporting, apesar da partida ter carácter de
amigável, esgrimiram argumentos para a conquista da vitória. Apesar dos
leões contarem com mais dias de trabalho, foi a Sanjoanense que se
exibiu a um nível melhor, especialmente na primeira parte, onde foi
amplamente superior sem, contudo, ter conseguido marcar, partindo para
os balneários com um nulo no marcador.
Nos últimos 20 minutos
do Torneio, a Sanjoanense adoptou uma postura mais cautelosa, tentando
chamar, até si, o Sporting para, depois, disferir ataques com mais
precisão na procura do golo, que chegou aos treze minutos, num grande
gesto técnico de Chico Barreira.
Porém, a resposta dos
homens da capital não tardou e, logo no minuto seguinte, surgiu o
empate. Com incerteza até ao fim, e já depois de Paulo Almeida ter feito
vista grossa a uma grande penalidade clara sobre João Oliveira, Alfredo
Nogueira marcou o golo vitorioso a 18 segundos do fim, numa recarga
após remate de João Oliveira.
Com o pleno de vitórias
nos três jogos, a Sanjoanense venceu, justamente, o Torneio organizado
por si. No que à organização diz respeito, a secção fez o possível para
que tudo corresse da melhor maneira, o que foi conseguido já que, para
além de bom hóquei, o torneio foi muito bem organizado, com uma resposta
positiva por parte do público na noite de Sexta-Feira e, até, na manhã
de Sábado. Contudo, na última jornada, a moldura humana deixou um pouco a
desejar, fruto, porventura, de outros desportos a decorrerem à mesma
hora.
Destaque, também, para o contributo de algumas entidades, nomeadamente da empresa Friparque, pela cedência do prémio alusivo às entradas(rifas), e ao Núcleo Sportinguista de São João da Madeira.
Resultados do Torneio
Sporting CP 12 x 2 CA Feira
AD Sanjoanense 6 x 2 SC Tomar
SC Tomar 7 x 7 Sporting CP
AD Sanjoanense 3 x 2 CA Feira
AD Sanjoanense 2 x 1 Sporting CP
CA Feira 1 x 3 SC Tomar
Classificação:
AD Sanjoanense 9 Pontos/ 3 Jogos
Sporting CP 4 Pontos/ 3Jogos
SC Tomar 4 Pontos/ 3 Jogos
CA Feira 0 Pontos/ 3 Jogos
Mundo Desportivo-ADS: Chegou, assim, ao fim o Torneio Cidade de São João da Madeira, falando dos níveis exibicionais que a Sanjoanense aqui apresentou, que balanço faz dos três jogos, que se traduziram em três vitórias e conduziram a sua equipa à conquista da prova?
Vítor Pereira: Eu fiquei contente com a prestação da equipa, nesta fase é importante os índices físicos e começar a aparecer algum entrosamento, nós temos poucas mexidas no plantel em relação à época passada, tivemos bons índices físicos e fiquei satisfeito com estas três vitórias que premiaram o nosso trabalho.
Gostei bastante do nosso jogo contra o Sporting, fizemos, também, um bom jogo contra o Sp.Tomar, não tão bom contra o Ac.Feira, talvez com o acusar de algum desgaste por termos jogado à hora de almoço, termo-nos deitado tarde, talvez alguma ansiedade para o jogo com o Sporting, que é sempre um jogo especial, e cometemos esse erro de relaxar contra a Feira, o que é muito mau já que eles têm uma equipa aguerrida e forte, que nos complicou as coisas. Nós tentámos testar outras soluções, fizemos jogar formas diferentes das habituais, corremos esse risco, rodamos todos os jogadores, passava um bocado por aí a nossa estratégia para o Torneio, testar outras soluções no jogo com a Feira, mas nesta fase o mais importante é a atitude, a prestação dos jogadores e quanto a isso fiquei bastante satisfeito.
Contra o Tomar, não entramos bem os primeiros minutos, depois fomos crescendo, com a marcação dos golos os níveis anímicos aumentaram, e acabamos por fazer um excelente resultado, o Tomar não é uma equipa qualquer, é forte, e proporcionou-nos um bom treino.
A equipa do Sporting já começou a trabalhar há mais tempo, com outras condições, na Academia do Sporting, está mais forte em relação ao ano passado, mais estável e, para o tempo que temos de trabalho, foi um bom jogo numa excelente primeira parte nossa, na segunda parte fomos mais cautelosos taticamente, dando, um pouco, a iniciativa ao adversário para tentarmos sair rapidamente para o ataque, a segunda parte foi mais tática mas acabou por ser um grande jogo de hóquei, onde tivemos a felicidade de marcar um golo a acabar.
Continuo a insistir que, nesta fase, não é importante as vitórias, mas é sempre bom ganhar.
M.D.: Quanto à organização, que balanço faz a nível de aderência de público e a nível financeiro?
V.P.: A nível financeiro prefiro não comentar e deixar essa parte para o nosso presidente Henrique Almeida. Quanto à organização, nós tentamos fazer uma coisa bonita, há muito tempo que não havia um torneio em São João da Madeira, não foi fácil, não houveram muitos apoios, mas houveram pessoas que demonstraram vontade em ajudar e isso é de salutar, em relação às equipas elas referiram ter ficado satisfeitas com o nível competitivo e com o torneio em si, correu tudo pelo melhor, não houveram problemas nem lesões.
Quanto aos adeptos, na Sexta-Feira foi dentro daquilo que esperávamos, contra o Sporting contávamos com mais gente, existiram algumas contrariedades, outros desportos à mesma hora, é bom que se divulgue a nossa prestação e que existiram pessoas a vibrarem e a apoiarem a Sanjoanense, para que quando chegarem ao campeonato os adeptos tenham concluído a pré-época e nos apoiem, o que é o mais importante.
Fonte: Mundo Desportivo
Sem comentários:
Enviar um comentário