quinta-feira, 4 de julho de 2013

"Valongo tenta fazer em casa o que não pode ir buscar fora": Álvaro Figueira

Entrevista com…Álvaro Figueira

AlvaroFigueiraA poucos dias de se realizar a Final Four de Infantis e Juvenis que terá lugar no Pavilhão da AD Valongo, convidamos Álvaro Figueira a falar um pouco do seu Clube de coração e naturalmente tentar saber um pouco mais da vida e do futuro da AD Valongo.
Álvaro Figueira,, figura incontornável deste Clube da região do Porto e que tem uma história rica tanto desportiva como socialmente, é o actual presidente colocando o Valongo entre os Clubes mais mediáticos e mais fortes na camadas mais jovens a nível nacional.
Depois de na passada época ter colocado a equipa de Iniciados na Final Four, então realizada nas Caldas da Rainha onde perderia na final com o OC Barcelos, esta época não fez por menos- são 3 as equipas que marcaram presença na luta directa pelo titulo nacional nas categorias de Infantis, Juvenis e Juniores. No caso desta, terminou no 3.º lugar, depois de ter perdido nas meias finais frente ao Benfica por um tangencial 3-2 e no Domingo na luta pela 3.ª posição venceu o HC Turquel.
No próximo fim de semana Valongo vai viver de forma especial esta final four ou não tivessem ali as suas equipas que procuram o primeiro titulo nacional das camadas jovens.
Homem discreto mas sempre atento, Álvaro Figueira não descura os pormenores, e podemo-lo encontrar sempre junto dos seus, numa postura sempre serena, observando e analisando tudo o que o rodeia.
Deixamos aqui um pequeno testemunho de uma figura incontornável do actual panorama nacional do Hóquei em Patins.

PLR- O AD Valongo é o Clube mais representativo nas Finais four nacionais desta época.
Infantis, Juvenis e Juniores entraram na luta pelo título nacional dessas categorias.
A passada época foram os Iniciados que perderam a final frente ao Barcelos, e agora são 3, as equipas no topo nacional.
A aposta na formação é uma realidade, basta olhar para os resultados, mas para além disso qual o segredo para estar neste momento como um dos mais fortes Clubes nacionais na formação?

AF - A aposta na formação é não só uma realidade, como o único caminho para um clube com poucas posses financeiras como a AD Valongo. Sem apoios suficientes para competir com os cinco ou seis clubes mais ricos do Campeonato português, a AD Valongo tenta fazer em casa o que não pode ir buscar fora.
Quanto ao trabalho que tem sido feito, não ha segredos, mas sim muitas horas de dedicação e trabalho. Nos últimos dois anos reforçamos as nossas equipas com excelentes atletas, a nível técnico existe pela primeira vez no Clube uma coordenação comandada por Paulo Pereira e Joao Almeida que trabalham em conjunto com os treinadores de todos os escalões. Para além disto não descoramos um dos pontos mais importantes das equipas e contratamos o Sr. Caldas para melhorar o rendimento dos nossos guarda-redes.

ac hoqueivalongo 03
PLR- A época passada foi o ano de viragem, com a vinda de alguns jovens de valor do FC Porto, alguns deles inclusive Internacionais. Foi claramente um defeso muito “quente” na região do Porto.
Parece-nos que neste momento a correlação de forças mudou-se das Antas para Valongo. Estamos errados ou será mesmo assim a realidade? Quer comentar?

AF - É normal os clubes quererem ter os melhores jogadores nas suas equipas. Vieram bons jogadores do ainda FCP para Valongo, porque única e simplesmente acreditaram que podiam ser felizes num projecto como o do Valongo. Este ano foram alguns atletas de Valongo para o Dragon Force e não houve qualquer problema. Não podemos nem queremos ficar com todos.

PLR- Falemos agora das Finais Four.
No passado fim-de-semana o Valongo esteve em Loures na luta pelo titulo nacional de Juniores.
Como viu a prestação desta equipa de Juniores no “Paz e Amizade” e que análise faz desta final four?

AF - Os nossos atletas e equipa técnica foram fantásticos. Honraram a camisola que vestiram. A primeira coisa que fiz quando o jogo de sábado terminou, foi ir ao balneário e dar os parabéns a todos pela atitude e entrega com encararam o jogo. Não nos sentimos inferiores ao Campeão em título e jogamos o jogo pelo jogo. Pena que este jogo tenha sido decidido por três ou quatro lances mal ajuizados pela equipa de arbitragem.

PLR- O Valongo é um dos organizadores em parceria com a AP Porto e FPP na realização das Finais Four de Infantis e Juvenis.
Grande responsabilidade, com uma logística complexa. Tudo a postos para um fim-de-semana de sucesso desportivo e social?

AF - Estamos a trabalhar para tentar que esta Final Four, a primeira que vamos realizar, seja um sucesso. Que seja uma grande festa e uma boa promoção da modalidade.

PLR- O Valongo tem duas equipas (Infantis e Juvenis) na Final Four. Campeãs Distritais esta época tem a vantagem de estar a jogar em casa.
Se por um lado o factor casa é um ponto a favor, também é verdade que a pressão sobre estes jovens poderá ser um factor inibidor. Concorda?

AF - Concordo em parte. Estamos a falar de crianças e é evidente que se aceita que estes miúdos estejam ansiosos por chegar ao dia da Final Four. Agora, é também verdade que os nossos atletas tem vindo a ser preparados para estes grandes jogos. Estou confiante que se vão divertir e vai ser um momento importante na carreira deles.


529827 422877724461961 1195411459 nPLR- A um ano de fazer 60 primaveras, e embora já tenha conquistado vários títulos nacionais da 2.ª Divisão em Seniores, o Valongo espera ansiosamente por um titulo nas camadas jovens. Acha que é o ano perfeito para que isso possa acontecer?


AF - Pode ser que sim, vamos ver...
Se isso acontecer será para mim uma grande honra e completo o trabalho que o meu pai, Carlos Figueira, fez neste clube durante mais de uma década, ser Campeão Nacional nas Camadas Jovens.

PLR- O que é que as pessoas que vão estar presentes em Valongo a assistir a este grande evento, podem esperar, tanto da organização e toda a envolvência inerente a uma final desta dimensão?

AF - As pessoas que vierem a Valongo vão ser muito bem recebidas e vão seguramente assistir a grandes jogos de hóquei em patins, com um Pavilhão que normalmente está cheio de pessoas que adoram hóquei. Vão fazer parte de mais uma festa do hóquei em patins.

PLR- O projecto é claramente numa aposta na juventude e pensada a médio prazo. Pelo menos é a ideia que transparece. Qualidade individual não falta, alguns já na equipa principal, e outros já na forja para entrar
Que AD Valongo podemos esperar nas próximas épocas?

AF - Nas próximas épocas não sei, o melhor é fazer planos apenas para uma época. Se no final da época, ou lá para Fevereiro, os nossos atletas não forem assediados com propostas  cinco ou seis vezes superiores, então aí já podemos planear o ano seguinte.
Para a próxima época, podem contar com um Valongo competitivo, um grupo homogéneo, idêntico ao deste ano. Mantemos 60% do plantel e como sabem sai o Daniel Oliveira, Pedro Mendes e João Marques e entra Rafael Costa, Henrique Magalhaes e Xavier Cardoso. Vinte anos depois vamos voltar a participar na Liga Europa e vamos tentar fazer o nosso melhor para continuar a prestigiar este pequeno grande clube, a AD Valongo.

Fonte: Plurisports

Sem comentários:

Enviar um comentário