quarta-feira, 17 de julho de 2013

Praia de Matosinhos, Beach Hockey 2013

Vai decorrer nos próximos dias 27 e 28 de Julho, na Praia de Matosinhos, o primeiro evento de Beach Hockey organizado pela FPH. No evento podem participar equipas com um mínimo de 5 e um máximo de 7 elementos, de ambos os géneros e de qualquer idade.
BeachHockey-Matosinhos.jpg
1º Beach Hockey
A inscrição na prova deve ser feita mediante o envio do formulário de inscrição para geral@fphoquei.pt, acompanhado do comprovativo do pagamento (10€/atleta).
A animação e o convívio serão dois factores fundamentais destes super-dias, para os quais estão garantidas várias surpresas. O calendário da prova será definido conforme as equipas inscritas.

Regras do Beach Hockey

* 1. As equipas são compostas por 4 jogadores de campo e 1 guarda-redes, e podem ter até 2 suplentes.
* 2. O jogo é composto por 2 partes com a duração de 6 minutos cada.
* 3. Um golo pode ser marcado de qualquer parte do campo.
* 4. Não é falta se a bola tocar no pé desde que o jogador não use o pé para conduzir a bola ou impedir que a bola seja jogada correctamente por outro jogador.
* 5. O guarda-redes usa uma camisola de cor diferente e pode defender a bola com qualquer parte do corpo mas só pode conduzir a bola com o stick.
* 6. A bola pode ser jogada acima do ombro por um jogador, desde que não origine perigo para os restantes jogadores.
* 7. A bola não pode ser conduzida no ar durante mais de 3 segundos.
* 8. É recomendado o uso de calçado e de protecção do corpo (dentes, pernas e mãos).
* 9. O Fairplay e a segurança são o mais importante!

História do Beach Hockey

A nível internacional o beach hockey surgiu em 2004, idealizado por Floris Bovelander, um dos melhores jogadores de hóquei em campo de todos os tempos, com a realização do primeiro campeonato holandês de hóquei de praia. Em 2005, a variante do beach hockey passou a ser reconhecida pela Federação Holandesa de Hóquei, tendo-se realizado várias demonstrações da variante no Campeonato do Mundo de Júniores de Hóquei em Campo, que teve lugar em Roterdão. Em 2006 já eram mais de 2000 os participantes em torneios da variante e em 2007 passaram a ser mais de 100 os clubes que praticam esta variante.

Atualmente, existem diversos países a desenvolver o beach hockey, como a Bélgica, a Alemanha, a Espanha, a Itália, a França, a Bulgária e a Inglaterra (Europa), a Argentina e o Brasil (América), e o Japão (Ásia).
Em Portugal, o beach hockey está a dar os primeiros e 2013 é o ano do arranque definitivo desta variante no país.

Fonte: Multidesportos

Sem comentários:

Enviar um comentário