sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mercado de hóquei, salvo outros golpes, tudo parece estar definido (ou quase)

Enric Torner doForte dei Marmi

Um novo campeonato sob o signo do equilíbrio. Pelo menos cinco equipas estarão na luta pelo sucesso final, que não deverá escapar, a Toscana e Vêneto, as regiões que têm vindo a dividi-lo à onze anos.

Faz tempo que não se assistia a um mercado tão animado: em primeiro lugar o Forte dei Marmi parecia que ia dominar a temporada, com as bombásticas contratações de Pedro Gil e Enric Torner, ao qual foi adicionado ainda Alberto Orlandi, para finalizar um movimento que poderia ser definido como a gota que ia fazer o copo transbordar.

No Viareggio, na verdade, todos os pontos de orgulho recaíram sobre a perda de "El Mejor"e nos reforços de "grito" vindos do Forte dei Marmi, talvez mais fortes do que nunca, os fãs arregaçaram as mangas em fizeram uma campanha de apoio à sua equipa sem precendentes.Os "bianconeri" encontraram nos seus apaixonados apoiantes o seu patrocínio, eles criaram eventos e fizeram doações que levaram os "bianconeri" a poder operar no mercado e garantirem duas aquisições de luxo: Fernando Montigel e Martin Montivero.

O primeiro, depois de na última temporada no Bassano ter ficado um pouco aquém, está a preparado para se recuperar de um época ofuscada. O argentino tem um grande desejo, o de apagar as más memorias e com um sentimento de orgulho voltar a jogar aos níveis que nos tem habituado.
Por outro lado, Montivero, foi contatado por muitas equipas italianas, com o Sarzana a lutar com Berganze e Giovinazzo. Contudo Montivero, cansado das longas viagens feitas durante os três anos que passou na Candelária, preferiu voltar aos "bianconeri", ficando entres os favoritos, no C.G.C...

Se na Toscana tem funcionado muito bem as sinergias com os fãs e com bom ambiente, em Vêneto não se pode dizer o mesmo.

O Valdagno, campeão de Itália, operou um caos total: embora oprimido por milhares de vozes foram bem sucedidos ao confirmarem o excelente Gnata, Nicoletti, Nicolia, (com a esposa que deve continuar o tratamento no Hospital de Pádua), Platero vindo de Lodi e provavelmente Tataranni.

Mesmo mesmo assim com um quinteto do mais alto nível tem um banco que permanece um enigma.
E isto é uma constante em todas as equipas, contrapondo um bom quinteto, com quintetos desconhecidos, tal como, por exemplo, do muito talentoso Verona, que o Forte de Marmi, terá de lidar com o objetivo de nível absoluto.

Excelente trabalho de mercado de Henry Stevan em Breganze: Confirmou Oviedo e Ghirardello, rejeitando as "Vozes" de Versilia,e garantindo os " rossoneri", Sérgio Silva, De Oro e Cacau, recente Campeão Europeu pelo Benfica.

Vêneto também tem duas outras equipas de alto nível: O Bassano, que resgatou Emanuel Garcia ao Benfica e ao Liceo, e o Trissino, que trouxe para casa o trio composto por Eddy Nicoletti, Randon, Rigo, reforçando o ataque com o bombardeiro Gimenez.

Estas são as equipas que irão lutar para as posições de topo, à qual acrescentamos o Giovinazzo do capitão De Palma e do mister Caricato, que adquiriu Cirilli, o guarda redes Maldonado e Antezza, reforçando significativamente cada posiçao. Vencer em Puglia, será muito difícil para todos.

O campeonato parece partido em duas secções: em jeito previsão resta ainda um outro posto para os protagonistas, a Final 8 da Taça de Itália, nos play-offs.


Outras sete equipas permanecem na disputa, a partir de Lodi, que mudou quase toda a gente, confirmando apenas Motaran e Illuzzi, perdendo o guarda redes Losi que suspende a atividade, pelo menos até janeiro. Onde os "giallorosso" garantiram os reforços,De Rinaldis que vem de Sarzana, Brusa após o excelente ano em Novara e irmãos Dal Monte de Bassano. Será um ano de transição, ainda que muito dependerá da última contratação, provavelmente um estrangeiro.

O Sarzana perdeu De Rinaldis e Di Donato, deixou escapar Montivero, e está à procura de um ou dois reforços; em Novara tudo tem que ser refeito depois de ter ficado pendurado fio e reviver o pesadelo de uma segunda morte. O Prato perdeu Bertoldi e comprou o jovem Chicco Rossi, que irá desfrutar de mais tempo de jogo, após a experiência no Forte.

Não houve mudanças substanciais em Follonica, onde aguarda a recuperação de Pagnini, no Correggio para os quais serão fundamentais os golos de Samuel De Pietri, e do AS Viareggio. Vai ser um campeonato incerto, mesmo nas zonas de descida, onde, no entanto, vai haver menos preocupações graças a apenas um descida direta à série A2.

Por: Paolo Virdi

Sem comentários:

Enviar um comentário