Mascote do Mundial de hóquei em patins animou ruas de Lubango
A mascote do 41º Mundial de hóquei em patins, que Angola recebe — disputa-se pela primeira vez no continente africano de 20 a 28 de setembro, nas cidades de Luanda e do Namibe — animou a cidade do Lubango e a provincía do Huambo, onde foi apresentada este fim de semana.
Kaissarinha, nome que é um tributo ao que é por muitos considerado o melhor hoquista angolano de todos os tempos, continua o seu périplo de divulgação da modalidade e de mobilização nacional um pouco por todo o país, e foi formalmente apresentado aos elementos do Governo Provincial da Huíla, numa cerimónia presenciada, também, por entusiastas da modalidade e clubes da região, além dos integrantes do Executivo local.
«O Mundial vai orgulhar todos nós como angolanos e é de caráter internacional, o que tem grande importância para o desenvolvimento psicossocial dos cidadãos do ponto de vista das habilidades psicomotoras», realçou na ocasião a Vice-Governadora para o Setor Político e Social, Maria João Tchipalavela (que presidiu à cerimónia), citada pela Angop.
A responsável colocou a tónica na projeção mundial que a prova dará não só ao hóquei ao patins e ao desporto, mas sim ao próprio País, em termos globais.
Tchipalavela não deixou passar em claro «ser um motivo de orgulho para Angola» que o Comité Internacional da Federação Internacional de Rink Hockey (FIRH) tenha confiado a primeira organização de um Mundial em África precisamente a Angola.
E referiu ser «importante que todos angolanos estejam envolvidos nas tarefas de preparação, para que o Mundial venha decorrer conforme os objetivos preconizados».
A festa foi rija nas ruas de Lubango, com a mascote, Kaissarinha — que teve a sua génesa na inspiração proporcionada pela cultura tchokwe — a ser exibida aos populares e amantes da modalidade, num desfile que percorreu as principais avenidas da cidade.
Quanto à Seleção, Kirro e o guardião Mitó continuam a recuperar de lesões em Portugal, e o selecionador, Orlando Graça, concedeu, depois do estágio em Barcelona, um mês de férias. Que termina no próximo dia 15, altura em que os pré-selecionados para o Mundial iniciam a preparação para o Torneio Internacional José Eduardo dos Santos, que se irá disputar no Malange, de 20 a 25 de agosto, última prova antes da fase final do Mundial, onde Angola tem como meta chegar às meias-finais.
Fonte: ABola
Sem comentários:
Enviar um comentário